30.12.01

O fim se aproxima... o fim do ano mais louco que eu tive a infelicidade de viver. Um ano de bombas, explosões, tumultos generalizados. Um ano onde coisas que ninguém esperava que mudassem se reconfiguraram de repente. Um ano em que as redes de televisão atingiram suas maiores audiências com programas que continuam sendo informação manipulada, mas agora são vendidos como realidade. Um ano em que a realidade foi muito mais tosca e insana do que qualquer um poderia esperar.

Internamente, um ano de expectativa e, principalmente, frustração. Um ano longe de ser ruim como 2000, mas ainda mais longe de ser bom. Aliás, um ano de momentos maravilhosos e terríveis se alternando em velocidade recorde.

O que tirar disso? Muita coisa. Ou talvez nada. Talvez a verdade seja que o que eu tive como lições importantes na verdade eram a informação errada. Me feriu e não me acrescentou nada. Ou melhor (pior?), acrescentou sim, coisas errôneas e desnecessárias. Esse é um risco que pouca gente entende. Todos fomos criados para "aprender com os erros" e para "tirar uma lição de tudo". Mas quem fiscaliza esse aprendizado? E se a gente tirar a conclusão totalmente errada e estapafúrdia, e se agarrar a isso como a verdade absoluta? Pior, quando a gente fica marcado lá no subconsciente por essas coisas, e não se livra nunca mais?

Eu cheguei à conclusão de que não quero mais aprender com erros. Quero aprender com acertos. Quero tirar lições dos sucessos e não dos fracassos. Quero ter um ano de grande aprendizado e crescimento pessoal - mas porque eu me dei bem, e não porque me fudi. Chega de tomar porrada. Preciso de um descanso.

Eis minha resolução de ano novo.

Wind

Nenhum comentário: