1.12.01

A Torre...

A Torre deve ser a carta mais cruel dos arcanos maiores do Tarot. Não que ela seja essencialmente negativa, mas para o bem ou para o mal, ela é cruel. Cruel porque sua essência é o brusco, o inesperado. Raramente, ao ver a Torre em um jogo de futuro, sabe-se do que se trata, muito embora depois do ocorrido seja extremamente fácil dizer quais os fatores que levaram ao ponto de ebulição. A mudança indicada pela Torre é um impacto súbito, não algo gradual como a Morte. É sempre uma surpresa, sempre pega você desprevenido, e isso não é lá muito agradável.

E a pior dessas surpresas desagradáveis é, sem dúvida, a traição. A traição é uma covardia, é um golpe que você não vê chegando e do qual não tem como se defender. E não estou falando de traição de uma maneira simplista ou figurativa, como traição conjugal ou traição política. Estou falando de traição à sua própria essência. É uma sensação difícil de descrever, é como se você estivesse atravessando um lamaçal andando de pedra em pedra, tomando extremo cuidado para não pisar em falso. E então você encontra uma pedra, analisa ela, o terreno em volta, a firmeza, pisa umas 20 vezes para ter certeza que é segura, submete ela a um peso maior do que o seu para não deixar qualquer dúvida, e finalmente quando você se convence e sobe na pedra sem o menor medo, ela afunda embaixo dos seus pés como chumbo em água. E você estava tão convencido que era seguro, que nem um pé na outra pedra você deixou.

São horas como essa na nossa vida em que a gente se assombra, em que a gente por um instante compreende com clareza toda a força motriz que flexiona um dedo no gatilho. Nada é tão imoral que seja inconcebível. Todo o nosso mundo de ética e respeito se dissolve em lágrimas, não de ódio, pois ódio é um sentimento elaborado e requer tempo para se formar. Quando alguém que você ama - realmente ama - esfaqueia você covardemente e para matar, a única coisa que nasce em seu coração é tristeza. Uma enorme, fria, dolorosa tristeza .Tristeza por ter sido ingênuo, por ter sido e vivido uma mentira, e acima de tudo, por ter merecido isso, apesar de toda a sua dedicação pelas pessoas próximas. É como se alguém tivesse o melhor de você, e ainda assim, preferisse se beneficiar da sua ruína e não da sua vitória - mesmo você tendo compartilhado tantas vitórias com esse alguém. É triste, é hediondo, é difícil de aceitar. Mas é. Foi. E sua mente em vão busca uma desculpa, uma possibilidade por mais escalafobética que seja, de ter sido tudo um mal-entendido, um desastre resultado de boas intenções.

Mas não é. A traição é o mais cruel dos crimes justamente porque não há traição bem-intencionada. Se alguém que conhece você intimamente e sabe exatamente o que te magoa e o que não magoa, ainda assim, comete uma agressão - física, moral ou psicológica - contra você, não é mal-entendido. É uma prova cabal que essa pessoa não tem o menor respeito por você. Nunca teve. E você que viva com a dor das cicatrizes, pois feridas na alma sempre deixam sequelas.

Wind

Nenhum comentário: