21.1.04

Muitas coisas a postar, acumuladas do fim-de-semana. Como diria Jack o Estripador...

* * *

Esse fim-de-semana foi especial. Há muito tempo que eu estava precisando dele. Passei na casa da minha avó paterna, em São José dos Campos, SP, o lugar onde o tempo parou. Notem que é diferente de "o lugar que parou no tempo". As coisas lá não se estagnaram. Apenas... sei lá, acho que estão estabelecidas há tanto tempo que não há mudanças grandes e significativas - apenas a evolução natural dos fatos. As pessoas crescem, passam a ter novos interesses, novas aspirações, mas o clima é sempre o mesmo da minha mais longínqua infância. E eu sempre lamentei a perda de todos os meus santuários infantis. Bem, a casa da minha avó é o último deles (há também o sítio em S. Bento do Sapucaí, mas esse foi adquirido pela família quando eu já tinha uns 6, 7 anos de idade, é relativamente mais recente), e eu estou feliz que a despeito de tanta especulação e tantas tentativas de vender ou alugar a casa, ela continua lá, e continua sendo do jeitinho que eu lembro.

Contribuindo muito para essa sensação está o fato de que esse domingo, conseguimos um feito raro e histórico: reunir todos os 21 netos dos meus avós na casa ao mesmo tempo. Ao longo dos últimos anos conseguimos várias vezes reunir "quase" todos, as mais notáveis ocasiões tendo sido o aniversário de 14 anos da minha irmã Isa, em que apenas uma dos 21 estava ausente, e as Bôdas de Ouro dos meus avós em 2002, que até anteontem eu achava que tinha tido presença de todos, mas descobri que dois estavam de férias em outro estado. Mas domingo não. Domingo estávamos todos lá. E é claro que a família italianona corujassa não perdeu a chance de registrar o acontecimento em 2583 fotos de diversas máquinas :) Foi um dia muito agradável, estar lá naquela casa, ver futebol na TV (incrível como TODO domingo que eu passo lá desde 1999 acaba tendo uma partida de futebol na TV que todo mundo se reúne pra assistir. Das coisas mais divertidas que há), improvisar um parabéns para mim mesmo, e ainda ter tempo de fazer coisas novas - como sair com grande parte dos primos para beber, jogar sinuca, correr de Kart e improvisar festa no meio da rua com o som do carro.

Dá uma sensação boa, de que por mais que seja numerosa, a família inteira é muito unida. São todos grandes amigos, e que sempre saberão se divertir juntos, seja correndo pela casa durante alguma brincadeira, quando crianças, seja jogando conversa fora e dançando só porque dá vontade, durante a juventude. Tenho certeza que quando formos todos senhores de respeito e com famílias próprias, arranjaremos alguma outra maneira muito divertida de passar o tempo juntos :)

* * *

Mas como minha vida se resume a uma palavra - surreal - pra variar, aconteceu uma doideira na viagem de volta Segunda. O ônibus viria direto, parando no meio do caminho na Dutra só para apanhar um passageiro. Chegando na parada, o ônibus encosta, uma menina que esperava com malas se despede do namorado, sobe, conversa com o motorista, e desce. Aparentemente o ônibus dela era o de 7:10, não o de 7:00. Não havendo outra pessoa na plataforma para pegar o ônibus, o motorista assume que o passageiro se atrasou e decide seguir viagem sem ele. Quando de repente, uma freada e um barulho.

Acontece que a mulher que iria pegar o ônibus estava realmente atrasada, e o marido dela, que a trazia de carro para a parada do ônibus, ao entrar no posto viu o ônibus indo embora, e não teve dúvidas: tentou pará-lo ENFIANDO O PRÓPRIO CARRO NA FRENTE DO ÔNIBUS. Conclusão: uma batida, o carro do cidadão destruído (e por questão de centímetros não acerta a mulher dele, que estava sentada no banco do passageiro. Imagina!), e a viagem interrompida por mais de 2 horas e meia para esperar um outro ônibus que nos levasse o resto do percurso... e o pior é que o pobre do motorista, que não teve culpa NENHUMA, estava extremamente preocupado porque, segundo ele, a companhia é muito rígida e ele estava arriscado a ser demitido por causa da babaquice alheia. Juro que não sei como o povo do ônibus não encheu o maluco de porrada quando tivemos todos que descer e trocar de carro...

E por conta disso ainda cheguei atrasado no trabalho. Só comigo mesmo...

* * *

E pra terminar, duas boas notícias. Uma é que me inscrevi de novo na Villa-Lobos! Dessa vez, pretendo fazer o curso de Arranjos Musicais. Acho que tem mais a ver comigo do que um curso de Piano em si. Ainda tenho que passar pelo teste aprovatório em Fevereiro, mas eu já passei uma vez, estou confiante que posso passar uma segunda :) E vai ser muito bom estar estudando música outra vez...

E a outra é que meus esforços arqueológicos urbanos deram resultado! COMPREI O LP DO ESPECIAL DA GLOBO QUE MAIS MARCOU MINHA INFÂNCIA, "A ERA DE HALLEY"! Estava procurando há tempos, e desde semana passada tinha achado um sebo de discos que o dono me garantiu que tinha uma cópia, mas estava perdida dentro da loja. Sexta-feira me ligaram pra dizer que haviam achado, e fui lá na segunda buscar. Está PERFEITO! :) Nem um arranhãozinho. Da loja, fui direto para um lugar que transforma vinil em CD e deixei o disco. Fica pronto amanhã. E o melhor de tudo é que o custo total dessa brincadeira ficou até abaixo do preço de um CD novo atualmente. 10 reais pelo disco, mais 15 pela conversão (que inclui tratamento digital do som, uma capinha com as imagens da capa do LP e tudo). Grande presente de aniversário pra mim mesmo :)

* * *

Aliás, falando em aniversário, aguardem em breve aqui comunicado oficial com a minha listinha de presentes 2004 e também marcando um lugar pra comemorar. Espero que vá mais gente que ano passado (eu convidei pra lá de 30, foram... duas).


Afe! Escrevi pra cacete :) Mas fazia tempo, então dêem um desconto :P




Wind

Nenhum comentário: