7.7.02

Me surpreendi outro dia desses com um fato inusitado: Alguém me disse que não gostava de Chico Buarque.

"Peraí", perguntei. "Como assim não gosta de Chico Buarque?". Na hora, aquilo me pareceu inconcebível. E de certa forma, ainda parece. Não sei dizer ao certo por quê. Dos grandes compositores da MPB, eu entendo que haja quem não goste de Caetano. A atitude e a música dele estão longe de ser unanimidade, ok. Gilberto Gil, e sua fascinação pela astrofísica, também entendo que haja quem não goste. João Gilberto, esse nem eu gosto :) Não acho nada de genial em ficar enlouquecendo com o tempo da música, mas fazer o que. A maior parte das pessoas admira.

Agora, Chico? Como pode alguém não gostar?! Após um pouco de conversação com a pessoa (era um randômico, ninguém que eu conhecesse), vim a saber que o "não gosto" era mais como "não ouço desde que era criança, não lembro das músicas". Mais aceitável, mas ainda assim fica aquela sensação de que alguém que ouve Chico uma vez, lembra pro resto da vida.

Não sei dizer quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Se sou fascinado por Chico porque as músicas dele são a materialização perfeita do que fala à minha alma, ou se isso acontece porque ouço Chico desde muito pequeno. Nah, eu não cresci ouvindo só ele. Ouvi muito Caetano e Djavan também, e mesmo assim apenas aprecio as músicas deles hoje em dia. Chico Buarque é minha eterna e total paixão. Uma paixão que eu tive a oportunidade de renovar, escutando novamente as milhares de músicas que eu já escutava desde bebê, mas agora com discernimento para perceber todas as nuances das letras - e que letras ele tem!

Peço aos leitores do Blog que perdoem esse arroubo de tietagem :) Mas foi inevitável. Outro dia cheguei à conclusão de que embora eu tenha muitos artistas que eu realmente adoro e admiro na minha lista, eu não sou tiete de nenhum deles. Nenhum exceto o Chico. Ele sim, quando morrer (e TOMARA que daqui a vários anos, velhinho que nem Mário Lago), eu vou ficar arrasado. Vou chorar, vou ficar órfão, etc. Porque cada música dele é uma obra de arte. E a quantidade de músicas fantásticas que ele fez só prova que não é sorte ou fase boa, como outros compositores têm. Ele é foda, mesmo! :)

Queria saber se sou só eu que penso assim, ou alguém também acha Chico Buarque o nome maior da música brasileira? Ou então, se alguém compartilha da opinião do randômico supra-citado, e não gosta de Chico?

Respondam no comments, please.



Wind, abrindo a primeira enquete da história de seu blog.

Nenhum comentário: