Tem uma coisa que me deixa impressionado, que é a velocidade da informação hoje em dia. Os jornais de papel em breve serão extintos, porque as prensas são infinitamente mais lentas que a realidade acontecendo. Veja a página do jornal O Globo, por exemplo. Tudo bem, páginas com notícias em tempo real não são nenhuma novidade. Mas a página do Globo tem coisas de assustar. Por exemplo, a diagramação dinâmica. A qualquer momento do dia que você abra a página, ela está diagramada como uma primeira página de jornal, com as manchetes, com o espaço diferencial para notícias mais ou menos relevantes, enfim. Mas se entra uma notícia no plantão que merece destaque, não dá meia hora para a diagramação ter mudado. Ou seja, eles têm um diagramador especializado online 24 horas. E não para por aí. Agora durante o desfile do Grupo Especial, por exemplo, a diagramação não passa mais de 5 minutos sem uma mudança. E o mais fantástico de tudo: A escola desfilando no momento ocupa a manchete principal com direito a foto. Aí o fotógrafo lá na sapucaí tira uma foto melhor, a foto é enviada em tempo real pra redação online, analisada em tempo real por um editor, enviada pro diagramador, que substitui a foto antiga pela nova, em MENOS DE 5 MINUTOS. Se você para pra pensar, é uma coisa de outro mundo. Mas ao mesmo tempo, é tão fácil! A tecnologia existe, está aí, É acessível. Então por que raios existem tão poucos sites eficientes como o d'O Globo? Quer dizer, qual a dificuldade de se fazer uma coisa nesse nível de qualidade, que tenha um volume tão grande de informação e de automatização, que dê tão pouco erro? Na verdade essa pergunta é retórica, eu sei exatamente por quê. Eu senti na pele. Existem 3 regras imutáveis na informática:
1. Quem tem o projeto nunca tem a grana: E muito menos o tino administrativo. O cara pode ser um visionário e entender tudo de tecnologia, a ponto de saber na ponta da língua exatamente que equipamento ele precisa pra fazer a coisa funcionar. Mas ele não sabe gerenciar pessoal e não tem grana nem pra sonhar em comprar nem a máquina de café do escritório.
2. Quem tem a grana nunca sabe do que se trata: É inútil. Pessoas com dinheiro suficiente para investir em projetos online fatalmente são pessoas ricas o suficiente para não ter a MENOR noção. De nada. Os conceitos de gerenciamento e administração de empresas deles ainda são os mesmos desde 1715 e não há milagre que os faça cair na real.
3. Nos raros casos em que alguém tem um bom projeto e a grana pra fazer, a mão de obra totalmente desqualificada manda o barco a pique: Sim, infelizmente muitos dos projetos geniais vão por água abaixo devido a jumentice dos encarregados. Programadores porcos, designers idiotas, marqueteiros calamitosamente ruins. Esses que saturam o mercado de trabalho e tiram a nossa vaga. E eu ainda tenho que me conformar, porque apesar de ter uma visão abrangente da área e poder contribuir com muito num projeto assim, meu C.R. é baixo :) E é isso que realmente mede o caráter e a capacidade do ser humano, certo? Tudo se limita ao C.R.. A qualificação perfeita.
Seria cômico se não fosse trágico.
Wind
Nenhum comentário:
Postar um comentário