27.2.03

Não dá pra ficar quieto. Eu ia evitar tocar nesse assunto, até para não ser chato, mas tem coisas que é impossível ignorar. Ao longo desta semana, parece que o Caos chegou ao Rio para passar o carnaval, e está se intensificando a cada dia.

De um lado, traficantes petulantes e assassinos brincam mais uma vez de aterrorizar a população e demonstrar que eles são os verdadeiros governantes desta cidade, por meio do uso da mais poderosa ferramenta para esse fim: o medo. A população mais uma vez foi ameaçada, agredida e humilhada, e nada pôde fazer diante da força desse império maldito que se entranha em todo o sistema e se dá ao luxo de decidir quando as pessoas podem ir e vir.

E, de outro lado, políticos absurdamente fora da realidade, irresponsáveis, desinformados, apatetados, que nada fizeram além de meter os pés pelas mãos e falar bobagens inomináveis.

Sobre o tráfico não vou me reter muito. É um problema para horas e horas de discussão, e já é discutido há anos e anos. Mas o que me doeu, o que me irritou profundamente mesmo, foi ver as coisas abomináveis que o sr. Josias Quintal, Secretário de Segurança (sic) e o Prefeito César Maia disseram. Porque, dos bandidos e foras-da-lei é de se esperar comportamento abjeto. Agora, dos governantes e dos responsáveis pela segurança, isso é uma facada no coração da ética e da moral. As imbecilidades inomináveis sugeridas por César e Josias não só institucionalizaram e endossaram a violência policial, o descaso com a vida humana e a discriminação social, declarando guerra aberta em áreas urbanas de baixa renda, como também inspirou e legitimou uma onda de inflamadas declarações de ódio e intolerância. As opiniões que tenho lido nos jornais me causam náuseas. Já vi até mesmo gente dizendo que a culpa da violência é da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e o obtuso chavão "Bandido bom é bandido morto" foi ressucitado em força total. Pois eu tenho algumas opiniões quanto a isto que eu gostaria de tornar públicas:

é INACEITÁVEL um Secretário de Segurança (sic), pela obviedade de sua função, declarar que "não vai ter uma extrema preocupação com os inocentes". Isso é EXATAMENTE o que ele tem que ter! Preocupação com os inocentes, discernimento para achar os culpados de um crime e punir APENAS eles. E eu que achava que a declaração do ministro Graziano tinha sido a declaração oficial mais anti-ética do ano... Ao dizer aquela atrocidade, o Sr. Quintal tornou oficial a atitude que muitos policiais já tomam ao invadirem favelas, atirando primeiro para perguntar depois, matando qualquer um que pareça suspeito. Essa intolerância nunca ajudou a conter o crime, pelo contrário, ela é um combustível para a represália violenta dos verdadeiros bandidos e traficantes, que vêem no desprezo à sua comunidade a justificativa perfeita para fazer a mesma coisa em qualquer bairro da cidade. Essa atitude do sr. Quintal vai aumentar exponencialmente a violência urbana, vai transformar o coração da cidade em praça de guerra, e nenhum dos dois lados estará se preocupando em quem a bala vai atingir. É essa a idéia que esse jumento tem de Segurança? Olhem para o Oriente Médio e digam que bons resultados a política do olho-por-olho trouxe a eles? Ou a qualquer outro lugar no planeta?

E quanto ao prefeito César Maia, que já vi até sendo elogiado por gente que não gostava dele, dizendo "ele não é tão maluco assim!"? Realmente, ele é PIOR! Não sei se vocês se lembram de todas as falcatruas e toda a corrupção que sempre envolveu esse recém-consagrado Paladino da Justiça. Ele já lesou o povo do Rio de Janeiro tanto quanto o crime organizado, ou mais. Na verdade, a história dele e a do crime se tangenciam várias vezes. Ou já se esqueceram dos arrastões em Copacabana que ele patrocinou na época das eleições, como manobra política para enfraquecer a adversária Benedita da Silva. Naquela época, César já demonstrava claramente seu pouco respeito pela condição humana, lesando milhares de cidadãos para ganhar uma eleição. Uma pena que o desprezo que ele tem pela vida do traficante, ele também tenha pela vida do cidadão eleitor dele. Aliás, ele só mataria os bandidos já presos, o que é muito lógico, afinal os que estão em liberdade ainda lhe podem ser úteis no futuro. Enfim, todos parecem ansiosos para sair matando exterminando, mas qual foi o governante que disse sequer uma palavra de apoio à única vítima das ações dos traficantes na segunda-feira? Alguém ouviu o Sr. Quintal lamentar a morte dauqele taxista? OU o prefeito? Ou a governadora? Todos eles parecem ansiosos em abrir fogo sem se importar quem esteja na frente, mas isso é realmente por preocupação com a sociedade?

E finalmente, quanto aos milhares de descerebrados que estão bradando por justiça sangrenta e morte para pagar mortes: Abram o olho. Tirem essas viseiras que só fazem vocês enxergarem a ponta do iceberg, e vejam o quadro todo. Atacar os traficantes que ameaçam diariamente a população nas ruas não vai resolver o problema. Vai gerar mais ódio, mais intolerância, e o tráfico recrutará mais gente com mais sede de vingança. E a coisa se tornará pior. Se se sentem tão humilhados por Fernandinho Beira-Mar e seus comparsas, pensem duas vezes antes de comprar aquele baseadinho do fim-de-semana, aquele ecstasy pra alucinar na Rave, aquele pozinho daquela festinha. É muita hipocrisia sustentar o tráfico ilegal de drogas e depois atacá-lo com a fúria de um injustiçado, clamando por sangue. Querem enfraquecer o tráfico, então pressionem o Ministério Público e os Parlamentares a expurgar do poder os braços infiltrados do tráfico. Fortaleça-se a fiscalização fronteiriça para que a droga não entre no país. Expulsem da polícia, que agora posa de revoltada e subjugada, os frutos podres que são os verdadeiros responsáveis pela entrada de celulares em presídios, pela manutenção das áreas de livre ação dos traficantes, pela corrupção inaceitável que corrói a instituição por dentro há muitos anos nessa cidade. Façam isso. Descubram quem está por trás do império das drogas, e vocês ficarão extremamente surpresos ao ver que não é nenhum morador de favela marginal de arma na mão. Os verdadeiros criminosos são os Silveirinhas da vida. A favela é apenas o braço armado deles. Se, às custas de muitas vidas de inocentes, cortarmos o braço, ele cresce de novo. Temos que mirar no coração. Esse, sim, é o método efetivo de combate à violência. Não o olho-por-olho.

Incentivando a ação violenta da polícia, estaremos apenas criando mais um algoz para nós mesmos. E tudo o que nós NÃO precisamos é de mais balas voando na nossa direção.


Wind

Nenhum comentário: