12.7.03

Ah, as horas que antecedem o momento decisivo. Não importa quantas vezes você já tenha estado lá, é sempre como a primeira. E não de uma maneira positiva, é claro.

Na última semana meu organismo está saindo de órbita. Ritalina + litros de cafeína - horas preciosas de sono = eu. Nem preciso adicionar ali na equação o desespero que dá de ver que quanto mais se estuda, mais coisa se tem para estudar. As pessoas assumem posturas das mais variadas nessas horas, e todo mundo tem um conselho importantíssimo a dar sobre o que se deve fazer. Há também aquele consenso geral de que o melhor a fazer é descansar e esquecer. Bem, eu não posso fazer isso. Primeiro, porque cada segundo é precioso para assimilar mais um pouco de informação, ainda que eu saiba que é humanamente impossível fechar tudo até amanhã cedo. Depois, porque na primeira fase do concurso eu virei a noite estudando - pra não dizer que virei, dormi 1 hora - e passei em primeiro lugar. Em time que tá ganhando não se mexe. Além do quê, eu não iria conseguir descansar.

Não sei se é reação do café com a Rita, do nervosismo com a Rita, ou do nervosismo com o café, mas essa semana as poucas horas que eu dormi foram muito ruins. Só tive pesadelo, e todos incrivelmente sensoriais, e meu corpo parece que não consegue ficar parado na cama muito tempo, começa a doer, a se agitar, e eu acabo sempre acordando. Por um lado é bom porque eu aproveitei praticamente cada hora da última semana para estudar. Por outro lado, isso está mutíssimo distante de mesmo uma leve chance de ser saudável - mas ei, eu estou fazendo exercício físico todo dia, dieta balanceada, já eliminei vários quilos de gordura no último mês (antes eu tava magro de falta de músculo!), então isso tem que contar algo a favor, certo?

Tudo seria mais tranquilo se eu fizesse a MENOR idéia do que vai ser a prova de amanhã. É uma prova prática, de informática. Até aí, isso pode ser absolutamente qualquer coisa. Liguei pra organização pra ver se conseguia uma pista, e só me disseram que serão "atividades relacionadas à descrição analítica do cargo". Bem, segundo o Manual do Candidato, a Descrição Analítica do meu cargo é:

   "Elaborar programas distinguindo seus objetivos, módulos e interligações, a fim de implementar e/ou manter o sistema definido pelo Analista de Sistemas; Codificar, realizar experiências, empregando dados de amostras do programa desenvolvido, para testar a validade do mesmo; Documentar programas; Participar da definição de programas; Programar utilitários e rotinas de apoio a sistemas operacionais; Modificar programas para aperfeiçoá-los, corrigir falhas e atender as alterações de sistemas ou novas necessidades; Executar outras atividades da mesma natureza e grau de complexidade."

Sim, essa é definitivamente a maneira mais longa, descritiva e detalhada de dizer "qualquer merda". Especialmente se vc levar em conta que "programar" não é uma atividade simples como desenhar ou escrever. Existem zilhões de linguagens diferentes em zilhões de ambientes diferentes para gazilhões de objetivos diferentes, os quais nem um PhD Analista com muito tempo livre MESMO dominaria na totalidade. E a matéria sugerida da prova objetiva não diminui muito as possibilidades não. Resolvi me concentrar nas duas coisas que eu não dominava ali na matéria, Java e Oracle. Só que o Oracle é um aplicativo faraônico com um cacetão de aplicativos e configurações, e aprender uma linguagem como Java do zero em questão de semanas é simplesmente impraticável.

Em resumo - fudeu. Vou continuar aqui lendo tudo quanto é help, tutorial, e-Book e livro que eu puder, e torcer para caírem tarefas simples :P Ou ao menos, para ter como consultar alguma referência de linguagem na hora, o que facilita MUITO a tarefa - e convenhamos, ninguém é obrigado a saber toda a lista de funções de uma linguagem de cabeça quando se tem o Google.

Bem, já me distraí demais do estudo. Vou voltar lá. Wish me luck, people.


Wind

Nenhum comentário: