12.2.02

"Do you hear the people sing,
singing the songs of angry men?
It is the music of a people
who will not be slaves again

When the beating of your heart
echoes the beating of the drums,
there is a life about to start
when tomorrow comes."
                        Les Miserábles

Essa letra é maravilhosa. Baixem essa música se puderem. Eu estou procurando a versão do Concerto de Décimo Aniversário, que é cantada por um coral gigantesco, mas nunca acho. De qualquer forma, essa música é a síntese perfeita da parte revolucionária da minha alma.

Como é triste viver numa época em que os inimigos se escondem e que o povo não sabe contra quem lutar. Minha professora de história costumava dizer que as revoluções só acontecem quando se atinge o fundo do poço. Que enquanto um mínimo de conforto restar, a massa se conforma. E é isso que acontece hoje em dia. Quando algo realmente absurdo acontece, o sistema de informação massivo estrategicamente desvia a atenção para longe dos fatos, e em uma semana esse algo já não incomoda, já não é mais tão contundente. E as pessoas se acostumam e esquecem.

Hoje olhando minha conta de luz eu pensei sobre isso. Sobre o ridículo que eu passo pagando cada vez mais e mais por um serviço cuja qualidade só cai. Há algumas semanas eu estava subindo 7 andares a pé por causa de uma falta de luz generalizada no país - coisa que eu nunca tinha visto na vida, e nos últimos 3 anos aconteceu duas vezes - e hoje eu abro a conta para ver que ela subiu em 10 reais! Cara, puta que pariu! Estou pagando a maldita sobretaxa todo mês desde o início do racionamento, e nesse meio-tempo os preços de tabela já aumentaram duas vezes, eu já passei maus bocados por não poder tirar dinheiro em caixas eletrônicos depois das 22:00h, e vi outro dia no jornal que a partir do mês q vem vai ser cobrada na conta uma "taxa de desenvolvimento" na conta, de 50 centavos para cada 100kWh consumido (!!), para "coletar fundos para investimento no setor de energia". Sendo que, se a falta de chuvas se repetir, haverá novamente racionamento e sobretaxa, que acumulará com essa outra taxa. Cara, isso é RIDÍCULO! Não é apenas revoltante, não é apenas anti-ético, é ABSURDO!

É incrível como surgem decisões arbitrárias e idiotas dessas num sistema democrático, que supostamente visa o benefício da maioria. As pessoas que inventam esse tipo de merda são os Deputados e Senadores, que ninguém sabe pra que porra servem, e a quem ninguém dedica muita ponderação antes de votar. ESSAS pessoas é que estão lá representando "o que o eleitor quer". Mas eu duvido que 1% do eleitorado desses babacas dê pulos de felicidade ou ache muito correto essa sangria desenfreada do nosso dinheiro que as companhias elétricas estão fazendo. E quando isso chega na minha casa, e dói no meu bolso, eu sinto que eu podia me levantar e ir lá em Brasília derrubar aquele palácio escroto do Niemeyer que mais parece uma piroca gigante (e no fundo é mesmo, porque de lá é que fodem o país díariamente) na base da marretada. Mas daqui a uma semana, o carnaval, o big brother, a copa do mundo, e todas as bundas e peitos de fora na TV, já terão feito a vontade se interiorizar, e eu me conformar. Não que isso seja correto, ou que eu aceite isso, mas é DIFÍCIL resistir ao ímpeto de deixar pra lá. A mídia - que apesar de depender de um ato voluntário de apertar o botão do controle, é uma entidade muito mais ativa do que se pensa - FORÇA você a esquecer. E daqui a pouco tem eleição e todo mundo vai falar e desfalar dos presidenciáveis e governadores, mas vai dedicar 3 segundos da vida pra decidir em que Senador e que Deputado vai votar. E vai basear o voto em nome mais interessante, em slogan mais bonitinho, ou em 1 minuto de discurso panfletário que ouviu.

E são essas víboras que vão criar a maioria dos impostos que vc vai pagar e das leis que vc vai seguir. É que nem vereador, que é uma figura fundamental para o desenvolvimento local, e que consegue voto na base da propaganda de 5 segundos mais engraçada. Quem é que leva vereador a sério? Aliás, mesmo os candidatos à presidência e aos governos, só vão começar a ser discutidos a sério depois da Copa do Mundo. Quando já estiver em cima da hora. Quando todos os esquemas já tiverem sido montados debaixos do nariz de uma nação enquanto ela estiver distraída vendo marmanjos correndo atrás de uma bola pela TV. Curioso que eleição pra presidente sempre aconteça em ano de Copa não é mesmo? Ainda mais curioso uma seleção que não tava ganhando nem de time de várzea de repente meter uma goleada na Venezuela e se classificar... o que $erá que aconte$$eu?

E o pior, eu falo isso tudo sabendo que a maioria das pessoas que ler vai concordar, meneando lentamente com a cabeça. Mas menear lentamente com a cabeça é a puta que o pariu! Menear lentamente com a cabeça é o sinal de que daqui a uns 3 dias a revolta se dissipará entre Novelas das 8 e Casas dos Artistas da vida, isso se não se dissipar amanhã mesmo no último baile da porra do Carnaval.

Bons eram os tempos da ditadura. Ali, ao menos, o mal era burro o suficiente para dar a cara a tapa. E as pessoas tinham um motivo contundente e evidente para se unirem, se revoltarem, pegar em armas, fazerem revolução, e sonhar com uma melhora.

Mil vezes morrer pela esperança do que viver com o conformismo.


"Will you join in our crusade?
Who will be strong and stand with me?
Beyond the barricade
is there a world you long to see?"


Wind

Nenhum comentário: